Central Engenharia - Mercado de Trabalho | Cursos e Salários

Social Icons

sábado, 29 de junho de 2013

Engenharia de Perfuração - Mercado de Trabalho | Curso e Salário

O QUE FAZ UM ENGENHEIRO DE PERFURAÇÃO


Um profissional da área de engenharia de perfuração tem que gostar da vida em alto-mar. Logo no início da carreira, o melhor lugar para aprender tudo sobre o trabalho é atuar numa plataforma de petróleo, que pode ficar a 300 quilômetros da costa.
O engenheiro de perfuração desenvolve projetos de plataformas de exploração de poços de petróleo e gerencia toda a operação dessas plataformas. O trabalho inclui muitos cálculos matemáticos e interpretações de dados físicos e químicos.
ENGENHARIA DE PERFURAÇÃO

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Engenharia de Pesca |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

O QUE FAZ UM ENGENHEIRO DE PESCA 


Engenharia de pesca e aquicultura é o setor da engenharia voltado para o cultivo, a captura e a industrialização de organismos aquáticos. O engenheiro de pesca estuda e aplica métodos e tecnologias para localizar, capturar, beneficiar e conservar peixes, crustáceos e frutos do mar. Suas atividades básicas são o planejamento e o gerenciamento das atividades pesqueiras voltadas para a industrialização e para a comercialização do pescado. Em aquicultura, atua na criação e na reprodução de peixes, crustáceos e moluscos em cativeiro. Dimensiona e implanta fazendas aquáticas em lagos, rios, barragens e no oceano. Pesquisa o beneficiamento e a conservação dos animais e acompanha sua industrialização e distribuição no mercado consumidor. Instala e mantém motores e equipamentos mecanizados usados em operações de pesca, beneficiamento e processamento.
Engenharia de Pesca

Engenharia de Minas |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

O QUE FAZ UM ENGENHEIRO DE MINAS

Esse é o ramo da engenharia que se ocupa da pesquisa, da prospecção, da extração e do aproveitamento de recursos minerais. O engenheiro de minas atua na área de tecnologia mineral, desde a prospecção (busca de depósitos minerais), a lavra (extração do minério) até o beneficiamento (processamento, separação e concentração do material extraído) para adequado às especificações produtivas. Além de localizar jazidas, ele analisa o tamanho das reservas e a qualidade do minério no local. Estuda as possibilidades técnicas e econômicas da exploração do depósito mineral. Caso esta seja viável, elabora e executa o projeto de extração, escolhendo os equipamentos adequados e determinando os recursos humanos e materiais necessários ao trabalho. Em geral, o engenheiro de minas atua em companhias mineradoras, mas pode trabalhar também em pedreiras, construtoras de estradas e empresas de demolição. Lida com tecnologias de última geração e com reciclagem de produtos industriais ou com a prospecção de jazidas. A legislação ambiental exige que esse profissional tenha como objetivo minimizar o impacto da extração sobre o meio ambiente.
Engenharia de Minas

Engenharia Cartográfica e de Agrimensura |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

O QUE FAZ UM ENGENHEIRO DE CARTOGRAFIA E AGRIMENSURA

Engenharia cartográfica e de agrimensura é o ramo da engenharia que capta e analisa dados geográficos para a elaboração de mapas. Com base em pesquisas de campo e cálculos, esse engenheiro planeja, orienta, dirige e supervisiona o levantamento, a análise e a interpretação de aspectos geográficos e físicos de uma região para produzir mapas e cartas impressas ou digitais. Ele utiliza dados de diversos sistemas, incluindo os orbitais e aéreos, e os sensores a bordo de embarcações marítimas ou fluviais. Na área de agrimensura, prepara áreas para obras urbanas, de infraestrutura hidráulica, sanitária, elétrica ou de transportes. Por meio de levantamentos em solo ou por intermédio de fotografias aéreas, satélites e aparelhos de sistema de posicionamento global (GPS), esse profissional mede as dimensões de terrenos e pesquisa as características do solo e do relevo de uma área. Seu trabalho serve de base para que engenheiros civis tenham as condições necessárias para a construção de prédios, estradas, barragens ou redes de água e esgoto ou de energia elétrica. Apto a orientar projetos de loteamento e a definir o traçado de cidades, costuma prestar consultoria para prefeituras, indústrias e grandes construtoras. Ele atua também na criação, organização e atualização de arquivos de informações geográficas e topográficas. Engenharia Cartográfica e de
Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Engenharia de Sistemas |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

O QUE FAZ UM ENGENHEIRO DE SISTEMAS


É a engenharia que desenvolve sistemas tecnológicos complexos – sistemas que fazem parte de outros sistemas. Com seus conhecimentos, esse engenheiro está apto a atuar na análise, no projeto e na integração de sistemas complexos e também em sistemas de empresas industriais e comerciais, em que procura otimizar seu funcionamento. O profissional trabalha em empresas do setor tecnológico de alta complexidade, como fabricantes de aviões, automóveis, navios e equipamentos de grande porte, como plataformas marítimas de petróleo e infraestrutura de telecomunicações. Também pode atuar em empresas especializadas na terceirização de projetos tecnológicos. Como exemplo, um fabricante de itens relativamente simples pode encomendar o projeto de seus produtos a uma empresa de alta tecnologia do setor de projetos. Assim, mesmo não possuindo um centro de pesquisas próprio, essas empresas passam a fabricar produtos de elevado desempenho e alto valor agregado.
Engenharia de Sistemas

Engenharia Naval |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

O QUE FAZ UM ENGENHEIRO NAVAL


É a área da engenharia que cuida do projeto, da construção e da manutenção de embarcações e seus equipamentos. O engenheiro naval projeta a estrutura, os motores e os demais componentes de navios. Para isso, considera o uso a ser dado à embarcação, a quantidade de carga ou de passageiros a ser transportada, a distância a ser percorrida e o local de operação, se em rios, lagos, mares ou oceanos. Na construção, supervisiona os técnicos e os operários, verifica a qualidade da matéria-prima e os métodos de trabalho e acompanha toda a fabricação. Pode também gerenciar o transporte marítimo e fluvial, controlando o tráfego de embarcações e os serviços de comunicação. Outras áreas de atuação para esse profissional são lazer e esportes náuticos, a criação de animais marinhos e a exploração de recursos minerais do oceano, sobretudo o petróleo.
Engenharia Naval

Engenharia Industrial |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

O QUE FAZ UM ENGENHEIRO INDUSTRIAL


É a área que cuida dos recursos necessários à produção industrial. Esse profissional é o típico engenheiro de chão de fábrica, que acompanha de perto a implantação e a manutenção da infraestrutura industrial, como redes de água e de gás, pontes e esteiras rolantes. Ele organiza e administra as instalações industriais, desde a chegada da matéria-prima à fábrica até o controle de qualidade do produto final, seguindo o cronograma estabelecido. Esse é o especialista encarregado de fazer a ligação entre o engenheiro responsável pelo projeto de máquinas e o engenheiro de produção, que cuida da organização do trabalho. O profissional de engenharia industrial analisa custos, gerencia a mão de obra e administra o uso de equipamentos e matérias-primas. Ele pode se dedicar a diversos ramos das engenharias, como mecânica, madeireira ou química.

Engenharia Industrial
Engenharia Industrial

Engenharia Física |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

O QUE FAZ UM ENGENHEIRO FÍSICO


É a aplicação de conhecimentos da Física na pesquisa e no desenvolvimento de materiais e tecnologias. É uma profissão muito nova no Brasil. A primeira turma formou-se em 2004. Com profundo conhecimento de Física, esse profissional faz a ponte entre as várias áreas da ciência e as tecnologias modernas, como os supercondutores. O engenheiro físico pode criar, desenvolver e aplicar dispositivos que utilizam raios laser em equipamentos médicos e biomédicos. Nos setores das indústrias química e petroquímica, esse profissional projeta e testa novos equipamentos. Pode atuar, ainda, nas áreas de eletrônica, ótica linear e não linear, novos materiais, energia e meio ambiente.
Engenharia Física