Central Engenharia - Mercado de Trabalho | Cursos e Salários

Social Icons

sábado, 30 de março de 2013

A Evolução do Conceito de Inteligência


Os vários tipos de Inteligência 

Durante grande parte dos séculos 19 e 20, acreditou-se que a inteligência era algo podia ser facilmente medido, determinado e comparado através de testes, como o famoso teste de QI por exemplo, que dava a inteligência da pessoa em números. No entanto, com o tempo, o teste de QI foi caindo em descrédito pois pouco a pouco foi se notando que nem sempre as pessoas mais inteligentes e bem-sucedidas obtinham os melhores resultados.

A Evolução do Conceito de Inteligência

Bebidas Alcoólicas e Insonia Fazem Bem a Criatividade e Capacidade de Raciocino diz Estudos

Raciocínio lógico e criatividade funcionam melhor sob efeito do álcool e insônia?

Pesquisas da Universidade de Illinois e de Albion afirmam que funcionamos melhor quando estamos com sono ou sob efeito do álcool.

De forma independente, os estudos foram realizados e acabam indo contra o senso comum no que diz respeito ao desempenho quanto ao raciocínio lógico e a criatividade.

Raciocínio lógico e criatividade

terça-feira, 26 de março de 2013

O ENGENHEIRO NO INFERNO

O ENGENHEIRO NO INFERNO

engenheiro desceu aos portões do inferno e logo foi admitido. Mal havia chegado, já estava insatisfeito com o baixo nível de conforto do inferno. Logo começou a fazer projetos e várias obras de benfeitorias tomaram início. Verificou que o grande calor gerado com o fogo do inferno poderia ser convertido em energia. 
O ENGENHEIRO NO INFERNO

Piadas da engenharia


Piadas de engenharia

Para os desesperados com a integral e não sabem o que fazer com a viga baldrame, além de bater com ela no infeliz do engenheiro que inventou essa bobiça, saibam que nós, engenheiros, também temos senso de humor e nos divertimos uns com os outros (quem não conhece o Dilbert?).

Piadas de engenharia

Os 15 Mandamentos de um Engenheiro

Os 15 Mandamentos de um Engenheiro

Os 15 Mandamentos de um Engenheiro

sábado, 23 de março de 2013

Assistir Documentário Gigante da Engenharia - Plataforma de Petróleo

Assistir Documentário Gigante da Engenharia - Plataforma de Petróleo

Este documentário revela cos saltos tecnológicos que permitiram que contruíste o maior petrolífero do mundo: Perdido Spar no Golfo do México. Perdido Spar está nas águas mais profundas que todas a demais plataformas jamais pensaram a ser instaladas.

Documentario produzido por Bollore Group e divulgado por National Geographic Channel, todos os direitos das devidas empresas reservados.




Assistir Documentário Itaipu - Super Usina Hidrelétrica - Gigantes da Engenharia

Assistir Documentário Itaipu - Super Usina Hidrelétrica - Gigantes da Engenharia

Nesse documentário do National Geographic, é mostrado como foi feito a Hidrelétrica de Itaipu, que é até o dia de hoje a hidrelétrica que mais produz energia no mundo. As Três Gargantas na China não produz tanta energia, apesar de ser maior.Eu também já fui lá dentro da Itaipu, se você for a Foz do Iguaçu, poderá visitar a Hidrelétrica por dentro. Para quem gosta de obras “faraônicas”, é um prato cheio. Uma das maiores construções que existe na América do Sul.

O melhor documentário do mundo Itaipu - Super Usina Hidrelétrica - Gigantes da Engenharia

Assistir Documentário Albert Einstein - DUBLADO - Documentário completo

Assistir Documentário Albert Einstein - DUBLADO - Documentário completo 

 Albert Einstein foi um físico e humanista alemão (14 de março 1879 -- 18 de abril 1955), autor da teoria da relatividade e de importantes estudos em ondulatória.

O melhor documentário do mundo Albert Einstein


Engenharia Agrícola - Mercado de Trabalho, Curso, Salário e Matérias

Como Assim? Engenharia Agrícola

São as técnicas e os conhecimentos empregados no gerenciamento de processos agropecuários. O engenheiro agrícola projeta, implanta e administra técnicas e equipamentos necessários à produção agrícola. Planeja métodos de armazenagem e constrói silos, armazéns e estufas. Leva ao campo soluções inovadoras e eficazes para melhorar a produção, sem se descuidar do desenvolvimento sustentado da agricultura.
Engenharia Agrícola

Engenharia de Materiais - Curso, Mercado, Áreas de Atuação

Como Assim Engenharia de Materiais 

É o ramo da engenharia voltado para a pesquisa de materiais e de novos usos industriais para os materiais já existentes. O bacharel atua na gestão, supervisão e orientação técnica de projetos e processos de produção, transformação e uso de materiais. Esse profissional pesquisa e cria materiais, como resinas, plásticos, cerâmicas e ligas metálicas.

Engenharia de Materiais

quarta-feira, 20 de março de 2013

Engenharia de Controle e Automação - Mercado de Trabalho, Curso, Salário e Matérias

Como assim? Engenharia de Controle e Automação

É o ramo da engenharia que desenvolve e executa projetos de automação industrial. O engenheiro de controle e automação projeta e opera equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral, além de fazer sua manutenção. Ocupa-se do gerenciamento de projetos de automação industrial e comercial. É o responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já estão automatizadas, redimensiona, opera e mantém os sistemas e equipamentos já instalados.
Engenharia de Controle e Automação

Os Melhores Salários do Nordeste: Engenharia, Medicina


Melhores salários do nordeste são dos médicos e engenheiros

Medicina e engenharia costumam ser as áreas mais concorridas no vestibular. Uma só questão errada pode deixar o candidato longe do sonho de entrar na universidade. Um dos motivos da concorrência acirrada de tais cursos é a remuneração posterior aos anos de muito estudo e dedicação.

Engenharia

terça-feira, 19 de março de 2013

Engenharia Metalúrgica - Mercado de Trabalho, Curso-Salário, Matérias

Como Assim Engenharia Metalúrgia

A engenharia metalúrgica é o conjunto de conhecimentos empregados na transformação de minérios em metais e ligas metálicas e em suas aplicações industriais. Com profundo conhecimento dos metais e de suas propriedades, esse engenheiro é responsável pelo beneficiamento de minérios e por sua transformação em metais e ligas metálicas.
Engenharia Metalurgia

domingo, 17 de março de 2013

Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BC&T |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BC&T


Este poste tem o Intuito de explorar o conceito do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia ou mais conhecido como Bacharelado Interdisciplinar que atualmente é ministrado em grandes Universidades como a: (UFERSA) - Universidade Federal do Semi-Árido, (UFABC) - UNiversidade Federal do ABC, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. entre Outras.


Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BC&T

História da Engenharia

A História da Engenharia

O conceito de engenharia existe desde a antiguidade, a partir do momento em que o ser humano desenvolveu invenções fundamentais como a polia, a alavanca e a roda. Cada uma destas invenções é consistente com a moderna definição de engenharia, explorando princípios básicos da mecânica para desenvolver ferramentas e objetos utilitários.
A História da Engenharia

O que é Engenharia

Saiba oque é a Engenharia

A engenharia é a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos,sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.
Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente.

Profissionais de Engenharia

sexta-feira, 15 de março de 2013

Petrobras apoia projeto para estimular presença feminina nas ciências

Incentivo da Presença Feminina nas ciências 

Graça Foster participa de lançamento do programa Mulher: Viver sem Violência. A Presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, participou da cerimônia de lançamento do programa Mulher: Viver sem Violência, no Palácio do Planalto, em Brasília. 
presença feminina
Presença Feminina

quinta-feira, 14 de março de 2013

Engenharia em Alta: Profissões

Profissões de Engenharia em Alta

Carreiras quentes Confira quais áreas de atuação são promessa de emprego para profissionais no próximo ano, de acordo com especialistas consultados
Pela primeira vez, desde 2009, os recrutadores brasileiros estão mais cautelosos com relação aos meses que virão. De acordo com pesquisa da Manpower divulgada, apenas 29% dos executivos esperam aumentar seu quadro de funcionários no próximo ano – este é o índice de otimismo mais baixo dos últimos três anos.
Profissões de Engenharia em Alta

quarta-feira, 13 de março de 2013

Já Tomou Sorvete de cerveja?

Skol lança sorvete de cerveja fabricado pela Rochinha

Segundo divulgação, o sorvete de cerveja, feito de leite e da bebida alcoólica  estará disponível em pontos de venda específicos.
E, se depender do fabricante, parece que mistura ficará excelente: a fabricação do sorvete vai ser feita pela já conhecida por seus ótimos sorvetes caseiros, Rochinha.
sorvete de cerveja fabricado pela Rochinha

Truque incrível faz a água se contorcer

A dança da Água

A água começa fluindo normalmente, mas basta ser atingida por som e de repente ela se curva e retorce. Más, como se cria este efeito?
A olho nu você não conseguiria notar este efeito – seria apenas um fluxo tremido de água. Tudo depende do conjunto de equipamentos: câmera+som.
Truque incrível faz a água se contorcer

Até o Papa é Engenheiro

Papa Francisco é formado em engenharia química

Habemus Papam!


Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio formou-se engenheiro químico, mas escolheu posteriormente o sacerdócio, entrando para o seminário em Villa Devoto. Em março de 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (jesuítas). Em 1963, ele estudou humanidades no Chile, retornando posteriormente a Buenos Aires.
papa Engenheiro
Francisco I é eleito Papa e saúda os fiéis na Praça São Pedro

Engenharia Biomédica |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Como Assim? Engenharia biomédica

Engenharia biomédica é a área da engenharia que cuida da concepção de equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos, voltados para diagnóstico ou tratamento terapêutico.
O engenheiro biomédico projeta a estrutura, desenvolve e monta os equipamentos e faz a sua manutenção corretiva e preventiva. Pode ainda calibrar e aferir os equipamentos médicos e eletromédicos.

Engenharia biomédica

Como se Comportar em Uma Entrevista

Dicas Para Entrevista de Emprego

Quando estamos entrando no mercado de trabalho um dos grandes problemas que enfrentamos são as entrevistas de emprego. Muitas pessoas ficam nervosas, falam muito ou falam pouco. Há pessoas que tem um ótimo currículo e são perfeitas para ocupar determinado cargo porem acabam não demonstrando isso na entrevista. Os profissionais da área nos dão algumas dicas para entrevistas de emprego.


Curso de AutoCAD

A Importância do Autocad no mundo da Engenharia

Um dos softwares de modelagem 2D e 3D mais utilizados atualmente é o AutoCAD da AutoDesk. Este software é utilizado por empresas de diversos ramos para criação e modelagem de peças mecânicas, plantas estruturais, entre outros. O AutoCAD é um software muito utilizado nas áreas de engenharia, arquitetura e design, por isso um bom curso de AutoCAD pode lhe abrir muitas portas e lhe garantir um bom emprego.
Curso de AutoCAD

terça-feira, 12 de março de 2013

Como Aprender a Estudar

Como Estudar

O que muita gente gostaria de saber e como estudar de forma efetiva. Na verdade estudar pode-se tornar cansativo e muitos deixam sempre para ultima hora e as vezes é tarde de mais para se aprender o necessário, um modo mais fácil de aprendizado é fazer dos estudos uma rotina diária, de forma a realmente adquirir conhecimento duradouro, e não aquilo que você estuda e logo após a prova esquece tudo.
Como Estudar de Maneira Efetiva.
Como Aprender a Estudar

A Engenharia da Acessibilidade

Engenharia e Acessibilidade

A engenharia por ser uma ciência de desenvolvimento está diretamente ligada a acessibilidade, muitas vezes não respeitada. Com diversas leis a seu favor a acessibilidade deve ser levada em conta durante o desenvolvimento e fabricação de vários engenhos, mas não semente por ser uma obrigação perante a lei a acessibilidade deve ser levada em conta por ser um valor ético, afinal de contas as pessoas são diferentes, e tem necessidades diferentes, e essas diferenças devem ser levadas em conta.

Engenharia e Acessibilidade

Engenharia a Distância Vale a Pena?

Como Assim? Engenharia a Distância 

Você acredita que é possível formar engenheiros de qualidade em um curso de engenharia EAD (Curso de Engenharia a Distância)? É nisso que muitas universidades tem apostado. Com o objetivo de formar profissionais da área da engenharia várias universidades estão abrindo cursos de engenharia EAD (Curso de Engenharia a Distância), e por enquanto são apenas alguns curso que não exigem muitas aulas práticas como engenharia florestal por exemplo.

Engenharia a Distância

segunda-feira, 11 de março de 2013

Engenharia de Segurança do Trabalho |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Como Assim? Engenharia de Segurança do Trabalho


O engenheiro de segurança do trabalho é responsável pela prevenção de riscos à saúde e à vida do trabalhador. Esse engenheiro tem a função de assegurar que o trabalhador não corra risco de acidentes em sua atividade profissional, no que diz respeito a danos físicos e psicológicos.
Segurança do Trabalho

Engenharia de Produção |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Como Assim? Engenharia de Produção


Engenharia de produção é responsável pelo gerenciamento de recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores.
Engenharia de Produção

Engenharia de Petróleo |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias


Como Assim? Engenharia de Petróleo

É a engenharia responsável pelas técnicas usadas para a descoberta de poços e jazidas, neste caso para a exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural.
O engenheiro de petróleo tem como campo de atividade refinarias, plataformas marítimas e petroquímicas. Assim parte a responsabilidade desse profissional em desenvolver projetos que visem à exploração e à produção desses bens (petróleo e gás) sem prejuízo ao meio ambiente nem desperdício de material.
Engenharia de Petróleo

Engenharia de Energia |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Como Assim? Engenharia de Energia

Finalmente, precisamos estar cientes dos impactos gerados pela prospecção e uso desta energia de forma a garantir a sustentabilidade ambiental.
Estes são os desafios da Engenharia de Energia o que o torna um curso extremamente atraente para quem quer encontrar as soluções estratégicas e quer atuar de forma inovadora e com grande impacto, em um mercado cujo valor cresce continuamente.

Engenharia de Energia

Engenharia de Alimentos |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Como Assim? Engenharia de Alimentos

É a engenharia responsável pelas técnicas e os conhecimentos usados na fabricação, conservação, armazenamentos e no transporte de alimentos industrializados.
Esse profissional atua em escala industrial, cuidando de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal.
Seleciona a matéria-prima, e define a melhor forma de armazenagem, acondicionamento e preservação dos produtos, projetando embalagens.

Engenharia de Alimentos

Engenharia de Computação |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Como Assim? Engenharia de Computação

Engenharia da computação é responsável por unir conhecimentos usados no desenvolvimento de computadores e seus periféricos.
O engenheiro da computação trabalha no desenvolvimento de computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software.
Esse profissional é responsável por produzir novas máquinas e equipamentos computacionais para serem utilizados em diversos setores, como por exemplo, produtos para serviços de telecomunicações. Ele pode ainda planejar e implementar redes de computadores e seus componentes, como roteadores e cabeamentos.
Engenharia de Computação

Engenharia Ambiental e Sanitária |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Como Assim? Engenharia Ambiental e Sanitária

É a engenharia responsável pelo desenvolvimento econômico sustentável, que respeita os limites de exploração dos recursos naturais, para projetos, construção, ampliação e operação de sistemas de água e esgoto.
Esse profissional atua na área que desenvolve e aplica as mais diferentes tecnologias para proteger o ambientedos danos causados pelas atividades humanas. Uma das principais funções é preservar a qualidade da água, do ar e do solo.
Engenharia Ambiental e Sanitária

Engenharia Aeronáutica |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Assim Assim? Engenharia Aeronáutica


O engenheiro aeronáutico pode trabalhar fiscalizando atividades aéreas e certificando aeronaves, orientando o deslocamento de aeronaves, auxiliando assim nas operações de decolagem e pouco nos aeroportos; projetando satélites e foguetes, definindo os dados técnicos necessários a sua construção, a seu lançamento e sua operação; coordenando a realização de reparos, manutenção preventiva e inspeções periódicas das estruturas, dos sistemas e equipamentos de aeronaves; desenhando a estrutura e os componentes de aeronaves, definindo os materiais e os processos empregados na produção e realizando ensaios e testes antes da fabricação em escala industrial e, por fim, projetando, construindo, testando e instalando motores, instrumentos de controle e sensores em aeronaves, definindo as especificações dos mecanismos que controlam o trem de pouso, a alimentação de combustível e a pressurização da cabine.
Engenharia Aeronáutica

Engenharia Mecatrônica |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Como Assim? Engenharia Mecatrônica


Com o objetivo de formar engenheiros com visões generalistas, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias para a identificação e resolução de problemas, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais, este profissional tem como principal função: programar e integrar eletronicamente  maquina-ferramentas, capazes de automatizar os processos de produção, desenvolver robôs industriais com capacidade de reprogramação automática.
Engenharia Mecatrônica

Engenharia Florestal |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Como Assim? Engenharia Florestal



É o ramo da Engenharia que visa a preservação, o manejo e a exploração racional de áreas florestais. Os Engenheiros Florestais qualificados e ambientados, tem como  compromissos reverter o processo de degradação do solo, da água e dos recursos genéticos (fauna e flora) e permitir o desenvolvimento e a utilização de técnicas adequadas à exploração de recursos florestais nos diversos Biomas, como implantar e cultivar florestas para a produção de bens diretos, principalmente madeira para os mais diversificados tipos de uso (fonte energética, celulose e papel, placas, compensados e desdobro em serrarias).
Engenharia Florestal

Engenharia de Tecidos |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Como Assim? Engenharia de Tecidos

Só em setembro de 2012, 19 mil pessoas esperavam por um rim no Brasil (Fonte: Ministério da Saúde). As filas para transplante de órgãos, aqui e no resto do mundo, são extremamente grandes, causando sofrimento intenso para pacientes e suas famílias. Mas esta situação, no que depender da engenharia de tecidos, está prestes a mudar.
Engenharia de Tecidos

Engenharia Acústica |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Como assim? Engenharia Acústica

A engenharia acústica é responsável pelo desenvolvimento de novos sistemas eletroacústicos e para determinar a intensidade de ruídos e vibrações. O engenheiro desta área pode atuar nos mais diversos setores, podendo trabalhar na acústica subaquática,

Engenharia Acústica

Engenharia Hídrica |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Como Assim? Engenharia Hídrica

É o setor da engenharia que cuida da exploração, do uso e da gestão da água. Planejar e orientar a utilização das águas de bacias hidrográficas, prevenindo os impactos negativos que elas possam sofrer em consequência de atividades industriais, agrícolas e urbanas, é a principal função do engenheiro hídrico. Ele cuida da captação, do transporte, do emprego e do tratamento da água para atender a população e reduzir eventuais danos ambientais.


Planeta água

Este vídeo mostra uma chuva de fogo no Sol nunca vista antes


A Nasa divulgou uma imagem de uma erupção solar com 20 vezes o diâmetro da Terra. A explosão que durou em torno de quatro horas.

explosão solar

Uma explosão solar é uma intensa erupção de radiação proveniente da liberação de energia magnética do Sol. Mas a tempestade só acontece quando um fluxo de radiação atinge o campo magnético da Terra. Isso acontece por causa das manchas solares, regiões onde existe uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol.
explosão solar

domingo, 10 de março de 2013

Engenharia Elétrica - Mercado de Trabalho, Curso e Salário


Engenharia elétrica é a engenharia que lida com geração, a transmissão, o transporte e a distribuição da energia elétrica. O engenheiro eletricista planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, relacionadas à potência da energia. 
Engenharia elétrica

Engenharia Mecânica - Mercado de Trabalho, Curso e Salário


Engenharia mecânica é a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos.
Engenharia mecânica

Engenharia Civil - Mercado de Trabalho, Curso e Salário


O aquecimento do mercado imobiliário brasileiro nos últimos anos segue influenciando a grande procura por engenheiros civis. Antes, o mercado estava interessado em profissionais para a compra e verificação de terrenos; agora os engenheiros mais requisitados são os que atuam na área de produção, ou seja, os que ficam nas obras coordenando projetos e equipes de trabalho.
Engenharia Civil