Central Engenharia - Mercado de Trabalho | Cursos e Salários

Social Icons

sábado, 29 de junho de 2013

Engenharia de Perfuração - Mercado de Trabalho | Curso e Salário

O QUE FAZ UM ENGENHEIRO DE PERFURAÇÃO


Um profissional da área de engenharia de perfuração tem que gostar da vida em alto-mar. Logo no início da carreira, o melhor lugar para aprender tudo sobre o trabalho é atuar numa plataforma de petróleo, que pode ficar a 300 quilômetros da costa.
O engenheiro de perfuração desenvolve projetos de plataformas de exploração de poços de petróleo e gerencia toda a operação dessas plataformas. O trabalho inclui muitos cálculos matemáticos e interpretações de dados físicos e químicos.
ENGENHARIA DE PERFURAÇÃO

Mercado de trabalho de um Engenheiro de Perfuração

Tem também uma parcela grande de contato com outras pessoas. “O engenheiro de perfuração não decide nada sozinho. Trabalha com geólogos, geofísicos, outros engenheiros”, disse o engenheiro de perfuração Adriano Henrique de Araújo, que trabalha há sete anos na área, dentro da Petrobras.
Para entrar na área, é preciso ser engenheiro. Hoje, há várias universidades públicas e privadas que oferecem o curso de engenharia de petróleo. Esse curso tem uma base multidisciplinar, em que a perfuração é apenas uma das várias áreas possíveis de estudos e atuação. Há ainda a possibilidade de seguir carreira na área de produção ou em pesquisa.
Segundo Araújo, como as empresas petroleiras oferecem cursos para os profissionais em início de carreira, o profissional pode ser formado em qualquer curso de engenharia, e não só em petróleo. “Você aprende tudo no treinamento da empresa, que leva até seis meses”, disse o profissional, que é formado em engenharia civil e trabalha no Rio de Janeiro.

Áreas de Atuação de um Engenheiro de Perfuração

Na plataforma, o engenheiro tem uma visão mais próxima da operação e atua como um fiscal. No escritório, acompanha dados, como pressão, comportamento da broca e material encontrado, por gráficos e pelo computador. Coordena os trabalhos por telefone. As reuniões são diárias.
O inglês tem de estar na ponta da língua, já que em todo o trabalho o contato com estrangeiros é constante. Na plataforma, por exemplo, grande parte dos funcionários é de outros países.
Com a descoberta da camada pré-sal na costa brasileira, faixa entre o Espírito Santo e Santa Catarina, onde foi encontrado petróleo a mais de sete mil metros de profundidade, o futuro de estudantes que optarem por seguir carreira nesta área é promissor.
palavras chaves: engenharia de perfuração, bacharelado, plataformas, perfuração, perfurar, maquinas pesadas, alto-mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário