Central Engenharia - Mercado de Trabalho | Cursos e Salários

Social Icons

segunda-feira, 11 de março de 2013

Engenharia Mecatrônica |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Como Assim? Engenharia Mecatrônica


Com o objetivo de formar engenheiros com visões generalistas, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias para a identificação e resolução de problemas, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais, este profissional tem como principal função: programar e integrar eletronicamente  maquina-ferramentas, capazes de automatizar os processos de produção, desenvolver robôs industriais com capacidade de reprogramação automática.
Engenharia Mecatrônica

Graduação em Engenharia Mecatrônica

Os dois primeiros anos do curso de engenharia mecatrônica são dedicados às disciplinas básicas das engenharias. Será estudado cálculo, desenho técnico, física, programação dentre outras matérias básicas como interpretação e produção de texto, sociologia, legislação dentre outras.
A partir do terceiro ano, começam as matérias específicas da mecatrônica, tais como eletrônica industrial, robótica, eletrônica e sistemas mecânicos.
No exemplo acima temos um braço robótico, para empilhar os vazes sanitários ao fundo.
Seriam necessários muitos funcionários e um grande esforço físico para isto fosse feito.
Mais o que difere a engenharia mecatrônica da engenharia de controle e automação?
O curso é quase o mesmo, porem, no caso de engenharia mecatrônica o curso tem forte ênfase em processos mecânicos ao contrario do curso de engenharia de controle e automação onde o destaque são os processos eletrônicos.

Objetivos específicos

-Formar profissionais para atuar em diferentes ramos dos setores produtivos, com visão global, crítica e humanística, capazes de desenvolver projetos de automatização de processos industriais e ainda com capacidade de tomar decisões coerentes e objetivas.
-Incentivar a pesquisa e a investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, bem como a difusão da cultura.
-Exercitar atividade de pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos ou de projetos interdisciplinares com os diferentes ramos das ciências.
-Habilitar profissionais na supervisão de processos industriais discretos.
-Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional continuado, integrando os conhecimentos adquiridos de forma crítica e criativa.

Áreas de Atuação

Engenharia Mecatrônica
O engenheiro mecatrônico poderá atuar em indústrias, empresas de engenharia e de equipamentos industriais; empresas usuárias de processos mecânicos e eletroeletrônicos; empresas de consultoria na área da indústria; gerenciamento e controle de processos produtivos discretos, células flexíveis de manufatura; indústrias metal-mecânicas; instituições de ensino na área da engenharia, como professor e, por fim, como gerente industrial. Outra área de atuação desse profissional é a pesquisa aplicada, desenvolvida em institutos de pesquisa e em empresas, tanto no país como no exterior.

Finalidade

O curso de Engenharia Mecatrônica tem por finalidade formar e qualificar profissionais no âmbito da formação acadêmica e tecnológica, para o setor produtivo e de serviços, bem como realizar pesquisa aplicada e promover o desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade.
Fonte: Engenhariae

Nenhum comentário:

Postar um comentário