Central Engenharia - Mercado de Trabalho | Cursos e Salários

Social Icons

domingo, 10 de março de 2013

Engenharia Mecânica - Mercado de Trabalho, Curso e Salário


Engenharia mecânica é a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos.
Engenharia mecânica




O engenheiro mecânico desenvolve e projeta máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Também supervisiona sua produção. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Pode dedicar-se às vendas.

O engenheiro mecânico costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos.

Engenharia Mecânica : Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho está aquecido para o profissional dessa área. Um aspecto que pesa a favor dos engenheiros mecânicos é seu vasto campo de atuação. Esse engenheiro pode trabalhar na área de projeto, bem como nos setores de produção, manutenção e gestão de praticamente todos os ramos da indústria, como o automotivo, que é forte em São Paulo, de máquinas e equipamentos, crescente no Rio Grande do Sul, e petróleo e gás, promissor no Nordeste. Também há postos de trabalho em empresas dos setores sucroalcooleiro, alimentício, siderúrgico, aeronáutico e químico.

As melhores possibilidades de trabalho para esse graduado estão nos centros mais industrializados do país, como a região do Grande ABC, em São Paulo, Porto Alegre (RS), Camaçari (BA), que tem uma unidade da Ford, Campinas e São José dos Campos, ambas no interior paulista.MBA, cursos de educação continuada, pós graduação e até doutorado colaboram para as boas conquistas profissionais, principalmente para aqueles especialistas que pretendem atuar na área de desenvolvimento tecnológico.

Engenharia Mecânica : Salário

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias)

Engenharia Mecânica : O Curso e as Matérias

No curso de engenharia mecânica além das disciplinas básicas de engenharia, entre elas física e matemática, o aluno também assiste aulas de termodinâmica, mecânica dos fluidos, transmissão de calor, resistência de materiais, processos de transformação, vibrações e sistemas mecânicos. Há muitas atividades em laboratórios, como desenvolvimento de ensaios e de protótipos e estudo de combustíveis alternativos e de tecnologia de ponta. Prepare-se para desenvolver sua habilidade em desenho, indispensável para o projeto de máquinas. Muitas escolas direcionam a formação para uma especialidade, como aeronaves e armamentos.
Outros nomes para o curso: Eng. Automotiva; Engenheiro de Manufatura; Engenheiro de Prod. Mecân.; Eng. Ind. Mecân.; Eng. Industrial-Mecânica.

Engenharia Mecânica : Duração do Curso

Duração média: cinco anos.

Engenharia Mecânica : O Que Faz ?

Máquinas e equipamentos:
Projetar e coordenar a fabricação de moldes para ferramentas, máquinas e dispositivos para testes de resistência mecânica.

Pesquisa e desenvolvimento:
Fazer protótipos de máquinas e realizar testes de produtos, para determinar modificações necessárias.

Processos:
Pesquisar e desenvolver produtos e gerenciar as diversas etapas de sua fabricação.

Projeto:
Planejar e instalar linhas de produção e fazer adaptações nas já existentes.

Vendas técnicas:
Acompanhar a comercialização da produção e dar suporte técnico aos clientes.

Por Que Cursar Engenharia Mecânica ?

A engenharia mecânica assim como a engenharia civil tem um grande reconhecimento social atualmente. Esse profissional pode atuar nas mais diversas áreas, já que mecânica é uma área bem vasta.
Um engenheiro mecânico esta sempre em contato com alta tecnologia e não tem nenhuma dificuldade de inserção no mercado de trabalho.
E também é um dos profissionais mais bem remunerados da atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário