Central Engenharia - Mercado de Trabalho | Cursos e Salários

Social Icons

sábado, 23 de março de 2013

Engenharia de Materiais - Curso, Mercado, Áreas de Atuação

Como Assim Engenharia de Materiais 

É o ramo da engenharia voltado para a pesquisa de materiais e de novos usos industriais para os materiais já existentes. O bacharel atua na gestão, supervisão e orientação técnica de projetos e processos de produção, transformação e uso de materiais. Esse profissional pesquisa e cria materiais, como resinas, plásticos, cerâmicas e ligas metálicas.

Engenharia de Materiais


 Aperfeiçoa suas propriedades e estabelece novas combinações, que resultam em produtos inéditos. Também estuda alternativas de aplicação de materiais já conhecidos em diversos tipos de produto. Ele se responsabiliza por todo o processo, da seleção da matéria-prima e definição dos métodos de produção ao emprego do material. Podem ser boas as perspectivas de trabalho em indústrias petroquímicas, siderúrgicas e automobilísticas e na criação de tecnologias de reciclagem de plásticos.

Curso de Engenharia de Materiais

Depois da formação básica, no terceiro ano é preciso optar por uma das três especializações: metais, cerâmicas ou polímeros. A partir daí, o currículo dá ênfase às disciplinas relacionadas com a escolha que tiver sido feita. Boa parte da carga horária é passada em laboratório, onde o aluno se familiariza com as propriedades e as aplicações desses materiais. Nas aulas práticas, ele pesquisa e desenvolve novas ligas metálicas, compostos cerâmicos e polímeros, como borrachas, resinas, plásticos, acrílicos e materiais supercondutores. O estágio é obrigatório, assim como a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: cinco anos.

Outros nomes: Eng. cerâmica; Eng. de Mat. e Manufatura; Eng. Mecân. (mat.).

Áreas de Atuação:

Cerâmica

Criar materiais cerâmicos, avaliar suas propriedades e estudar novas utilizações para os já existentes. Controlar a qualidade da produção das peças em indústrias de materiais refratários e revestimentos cerâmicos.

Metais

Desenvolver ligas metálicas e gerenciar sua produção, para garantir a qualidade do material, conforme suas propriedades e seu destino.

Polímeros

Criar compostos de borracha, resinas, plásticos e acrílicos para ser empregados nos mais diversos tipos de indústria, controlando a aplicação do material de acordo com suas propriedades e o uso a que se destina.

Assista Engenharia de Materias

Fonte: Guia do Estudante

Nenhum comentário:

Postar um comentário