Central Engenharia - Mercado de Trabalho | Cursos e Salários

Social Icons

domingo, 10 de março de 2013

Engenharia Civil - Mercado de Trabalho, Curso e Salário


O aquecimento do mercado imobiliário brasileiro nos últimos anos segue influenciando a grande procura por engenheiros civis. Antes, o mercado estava interessado em profissionais para a compra e verificação de terrenos; agora os engenheiros mais requisitados são os que atuam na área de produção, ou seja, os que ficam nas obras coordenando projetos e equipes de trabalho.
Engenharia Civil




 Quem faz o curso de Engenharia Civil tem pela frente várias possibilidades de atuação profissional. Além de projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas,barragens, canais e portos, o engenheiro civil tem como atribuição a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação.

Um engenheiro civil pode desenvolver projetos, trabalhar no canteiro de obras ou ainda dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciar a infraestrutura e a ocupação de um edifício. Entre os setores apontados por profissionais da área como muito promissores, está o de petróleo e gás. Essas áreas terão investimentos em obras de grande porte, como gasodutos, refinarias, plataformas, navios e estaleiros. Nos próximos anos surgirão muitas oportunidades de trabalho nos setores de energia e de saneamento básico. Para ter destaque nessa área, entretanto, é preciso boa dose de dedicação. O setor requer profissionais disponíveis a todo o momento para viagens e muito trabalho. Também é preciso ter carisma para trabalhar com pessoas, especialmente operários de obras, ser otimista, perseverante e o principal: saber observar e entendera obra como um todo.

Engenharia Civil : Mercado de Trabalho

O mercado da engenharia civil vive um bom momento. Uma das alavancas para a profissão é o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, que abriu milhares de postos de trabalho na construção de estradas, aeroportos, moradias, infraestrutura e planejamento urbano.

E a previsão para os próximos anos, apesar da atual crise financeira, é boa: com a Copa do Mundo de 2014 se aproximando, a consequência natural é a criação de ainda mais empregos. Além de botar a mão na massa, gerenciando canteiros de obras, o engenheiro civil é solicitado para desenvolver atividades no escritório, fazendo cálculo de estruturas, elaborando orçamentos e planejamentos e desenvolvendo projetos.

Órgãos públicos e ONGs que atuam em áreas relacionadas a saneamento básico e à infraestrutura em geral também têm portas abertas. A maioria das vagas está na capital e no interior de São Paulo, além de Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará e Goiás, mas há postos de trabalho em todo o Brasil.

Engenharia Civil : Salário

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias)

Engenharia Civil : O Curso e as Matérias

No curso de engenharia civil você vai ter disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica, que são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de administração e economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório. Em algumas escolas também se exige um trabalho de conclusão de curso. Há instituições que oferecem formação direcionada a uma habilitação, como estruturas ou transportes.

Outros nomes para o curso: Eng. de Fortificação e Constr.; Eng. de Prod.Civil; Eng. em Constr. Civil.

Engenharia Civil : Duração do Curso

Duração média: cinco anos.

Engenharia Civil : O Que Faz ?

Construção urbana
Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.

Estruturas e fundações
Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.

Gerência de recursos prediais
Manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.

Hidráulica e recursos hídricos
Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

Saneamento
Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Transportes
Projetar e construir obras de infra-estrutura, como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs e viadutos.

Por Que Cursar Engenharia Civil ?

Engenharia civil é sem dúvida o curso que tem maior reconhecimento.
O profissional dessa área não fica sem emprego podendo atuar em diversas áreas e localidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário