Central Engenharia - Mercado de Trabalho | Cursos e Salários

Social Icons

quarta-feira, 13 de março de 2013

Engenharia Biomédica |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Como Assim? Engenharia biomédica

Engenharia biomédica é a área da engenharia que cuida da concepção de equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos, voltados para diagnóstico ou tratamento terapêutico.
O engenheiro biomédico projeta a estrutura, desenvolve e monta os equipamentos e faz a sua manutenção corretiva e preventiva. Pode ainda calibrar e aferir os equipamentos médicos e eletromédicos.

Engenharia biomédica


Como tem conhecimentos na área de informática e eletrônica, cria softwares e equipamentos eletrônicos que otimizam o uso das máquinas pelos médicos, enfermeiros e dentistas. Também pode gerenciar a área de compras de equipamentos médicos e planejar seu uso. Realiza ainda pesquisas científicas para a descoberta de materiais e instrumentos biomédicos.
Esse bacharel atua em hospitais, clínicas médicas, centros de saúde, laboratórios farmacêuticos e de análises clínicas, serviços especializados em manutenção hospitalar e centros de pesquisa.

Engenharia Biomédica : Mercado de Trabalho

Engenharia Biomédica : Mercado de Trabalho

O engenheiro biomédico tem boas expectativas no mercado de trabalho, mesmo sendo um profissional novo no mercado de trabalho brasileiro – a primeira turma no país se formou em 2005. Está em discussão no Congresso Nacional uma lei que obriga todos os hospitais a contratar pelo menos um engenheiro biomédico.

Muitos hospitais já estão se preparando para essa obrigatoriedade, aumentando a demanda por esse especialista. O profissional pode encontrar campo de trabalho no Hospital Albert Einstein, um dos mais conceituados de São Paulo, e na Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Nos hospitais e clínicas, o engenheiro biomédico é contratado para atuar na manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos médicos. Já no setor industrial, a principal função desse engenheiro é desenvolver novos produtos na área médica. Outro possível campo de atuação é o acadêmico, para a realização de pesquisas. São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco são os estados brasileiros que mais têm aberto postos de trabalho para esse bacharel. Registra-se a possibilidade de oportunidades em estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia.

Engenharia Biomédica : Salário


Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias)

Engenharia Biomédica : O Curso e as Matérias

Engenharia Biomédica : O Curso e as Matérias

O curso de engenharia biomédica tem como caraterística a interdisciplinaridade fazendo interface entre engenharia e saúde. A grade curricular compreende matérias de ciências exatas, ciências médicas e biológicas.

Em ciências exatas, estudam-se matemática, física, eletrônica, informática e tecnologia da computação. Já na área de saúde e ciências biológicas, constam na grade curricular disciplinas de anatomia, fisiologia, biofísica, bioquímica, biomecânica e telemedicina.

O aluno de engenharia biomédica também passa a estudar engenharia de software, circuitos elétricos, conversão de energia e termodinâmica. O estágio sempre é obrigatório, e as universidades exigem um trabalho de conclusão apresentado no último ano da graduação.

Engenharia Biomédica : Duração do Curso

Duração média: cinco anos.

Engenharia Biomédica : O Que Faz ?

Informática:
Desenvolver bancos de dados e softwares para diagnóstico de doenças e realização de terapias.

Sistemas clínicos:
Avaliar e especificar equipamentos que devem ser adquiridos pelos centros de saúde e odontológicos.

Equipamentos: Projetar, desenvolver, gerenciar e manter equipamentos odonto-médico-hospitalares, incluindo próteses e outros instrumentos de auxílio à locomoção.

Por Que Cursar Engenharia Biomédica ?

Como engenharia biomédica é um curso novo o profissional formado nessa área terá certo destaque no mercado de trabalho, sem falar que esse profissional terá sempre um bom contato com as novas tecnologias, e uma boa remuneração.

Fonte: Engenhariae

Nenhum comentário:

Postar um comentário