Central Engenharia - Mercado de Trabalho | Cursos e Salários

Social Icons

quarta-feira, 13 de março de 2013

Como se Comportar em Uma Entrevista

Dicas Para Entrevista de Emprego

Quando estamos entrando no mercado de trabalho um dos grandes problemas que enfrentamos são as entrevistas de emprego. Muitas pessoas ficam nervosas, falam muito ou falam pouco. Há pessoas que tem um ótimo currículo e são perfeitas para ocupar determinado cargo porem acabam não demonstrando isso na entrevista. Os profissionais da área nos dão algumas dicas para entrevistas de emprego.



Roupas e Aparência – Como Se Vestir Para Uma Entrevista de Emprego

Muitos podem até dizer que aparência não conta na hora da entrevista e que não há discriminação por classe social, mas o triste fato é que há. Durante a entrevista deve-se passar confiança, o entrevistador deve ter certeza de que você além de capacitado para o cargo, você é uma pessoa honesta e sociável, e a sua aparência e roupas dizem muito sobre isso, tente parecer elegante e se vista de acordo com a vaga que você procura mas sem exageros. Exemplo se for fazer uma entrevista para uma loja de skates, não tenha medo de ir de bermuda, boné e tênis, já se for para um banco tente se vestir mais social, vá com uma camisa social uma calça social e sapato evite usar piercings e cabelos fora do padrão social, já se for mulher procure também roupas sociais e evite decotes muito aparentes ou se a entrevista for para vendedor em uma loja de roupas pode ir de maneira casual bem arrumado, nesse caso sua roupa deve mostrar que você tem estilo e atitude.


Dinâmica em Grupo

No caso de uma dinâmica em grupo, você deve se soltar e mostrar que é uma pessoa sociável, converse com as pessoas que estão participando da entrevista também, olhe sempre nos olhos das pessoas, evite ficar de cabeça baixa, ou demonstra timidez, se possível faça amizade com as outras pessoas antes da entrevista, pois isso vai diminuir a tensão durante a entrevista, demonstre sempre ser iniciativo e criativo e não tenha vergonha de mostrar suas idéias.



Entrevista Individual

Já nesse caso você será avaliado de uma maneira mais precisa, geralmente as empresas fazem primeiro uma avaliação de sua capacidade de se relacionar com seus colegas e sua capacidade de liderança com a dinâmica em grupo e depois avaliam suas qualidades profissionais e seu histórico, por isso durante uma entrevista individual demonstre sempre conhecer a empresa, demonstre a sua vontade de crescer profissionalmente e que você tem competência suficiente para o cargo. Não tenha medo de falar de suas qualidades e demonstre-se disposto. Lembre-se de nunca mentir e inventar qualidades ou habilidades que não possui durante as entrevistas, um ponto que é bastante avaliado a integridade do que você diz, então fale sempre o que você pensa e não se demonstre indeciso. Manter uma boa postura passa confiança e isso vale para entrevista em grupo também. Preparação Para a Entrevista
Uma entrevista de emprego requer preparação, não se chega a uma entrevista ser conhecer o cargo desejado, ou sem conhecer a empresa, por isso é muito importante pesquisar sobre a empresa, sobre o que eles esperam dos funcionários, quais são os seus padrões de qualidade, e conhecendo esses dados e utilizando-os a seu favor durante a entrevista vai aumentar muito as suas chances de ser contratado.

O Que Posso ou Não Falar Durante Uma Entrevista

O primeiro de tudo se deve ter empatia e falar o que o entrevistador quer ouvir, você tem que estar preparado para perguntas do tipo, porque você escolheu esta empresa para trabalhar? Porque você escolheu este cargo? Em que você pode fazer a diferença se contratado? Porque você deixou seu ultimo emprego?
Se você fez a parte da preparação isso já fica bem mais fácil para você responder e evite falar mal de empresas nas quais você trabalhou, nenhum entrevistador gosta de ouvir isso, e também não demonstre muito interesse no salário, demonstre interesse e satisfação em ganhar a vaga e exercer a função para qual deseja ser contratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário