Central Engenharia - Mercado de Trabalho | Cursos e Salários

Social Icons

terça-feira, 12 de março de 2013

Como Aprender a Estudar

Como Estudar

O que muita gente gostaria de saber e como estudar de forma efetiva. Na verdade estudar pode-se tornar cansativo e muitos deixam sempre para ultima hora e as vezes é tarde de mais para se aprender o necessário, um modo mais fácil de aprendizado é fazer dos estudos uma rotina diária, de forma a realmente adquirir conhecimento duradouro, e não aquilo que você estuda e logo após a prova esquece tudo.
Como Estudar de Maneira Efetiva.
Como Aprender a Estudar



EstudandoEstudar é uma coisa que a maioria das pessoas fazem, mas não de maneira efetiva, muitos nem mesmo se concentram no que estão fazendo, então nos vem a seguinte pergunta “como estudar de maneira efetiva?” O primeiro passo é definir um local de estudo, onde os materiais estejam próximos e organizados, deve-se ter uma mesa e uma cadeira confortável, mantenha uma postura correta, para evitar problemas na coluna futuros ou dores nas costas. O local deve ser bem ventilado e sem distrações como TV, computador, telefone, vídeo games, ou outros. Se quiser pode colocar música para ouvir, desde que a um volume baixo, isso vai lhe ajudar a tolerar mais os estudos.
O segundo passo é definir um horário fixo os dias em que você vai estudar, de preferência anote tudo em uma agenda ou em algum quadro visível, pois assim se torna um compromisso obrigatório e vai ser mais difícil você evitar os estudos. Por fim tenha uma meta de estudos, uma grade a seguir, quanto mais especifica e detalhada sua meta for, melhor será o resultado. Um exemplo de meta ruim seria estudar matemática sexta feira, e um exemplo de uma meta boa e bem definida seria estudar matemática, os capítulos 2 e 3, na sexta feira, das 6 as 8hrs da noite. Definindo bem a sua meta fica mais fácil cumprir o objetivo e o resultado é mais garantido.

Com um bom plano e lugar definido fica mais fácil estudar, porém ainda tem dois problemas para se resolver, um é começar a estudar, já todos temos a mania de procrastinar quando se trata dos estudos, o segundo é se manter motivado para estudar e não quebrar o ritmo.
Uma boa opção pra resolver esse problema é se dar um premio a cada meta cumprida. Um exemplo é se eu estudar essa semana inteira eu vou poder assistir ao jogo de futebol no domingo, ou outro premio que seja de grande valia para você e que esteja ao seu alcance, mas só se de esse premio se atingir seu objetivo, pois como já diziam os antigos “o fracasso vicia, ainda mais quando se tem um premio de consolação”.
Como se Concentrar Nos Estudos.

Você sabe como se concentrar nos estudos? 


Como estudarA verdade é que mesmo após definir local, horário e tudo mais, sempre há problemas de concentração, as vezes sentimos fome logo após começar a estudar, sentimos sede, parece que o que estamos aprendendo não faz sentido e muitos outros problemas que afetam nossa concentração.
Uma boa dica para evitar esse tipo de problema é se alimentar antes de começar a estudar, pode pré-definir também um horário para uma pausa, seja para se alimentar, para se alongar ou simplesmente descansar, procure se vestir com uma roupa adequada ao clima, e que você se sinta confortável, pois isso também afeta a concentração e mantenha o sono em dia. Procure entender o assunto, entender a finalidade de se obter o conhecimento, faça anotações, memorize informações, pois isso vai lhe dar uma motivação a mais para estudar, crie o gosto pelo conhecimento e sinta orgulho de saber mais que os outros, afinal espírito competitivo e um ótimo motivador.

Estudando Agora e Garantindo o Futuro

Seguindo essas dicas vai ficar mais fácil estudar, porem tem que por a mão na massa, comece fazendo as anotações dos horários e do assunto que vai estudar, e não deixe de cumprir com seus objetivos, sei que no começo vai ser difícil, mas com o tempo vira rotina então fica fácil, só não pode quebrar o ritmo, nem que seja só por um dia, pois você vai se desanimar e desistir, afinal estudar agora é garantir o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário