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domingo, 17 de março de 2013

Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BC&T |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BC&T


Este poste tem o Intuito de explorar o conceito do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia ou mais conhecido como Bacharelado Interdisciplinar que atualmente é ministrado em grandes Universidades como a: (UFERSA) - Universidade Federal do Semi-Árido, (UFABC) - UNiversidade Federal do ABC, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. entre Outras.


Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BC&T

Segundo o site Guia do estudante, este curso tem como finalidade:


O bacharel em Ciência e Tecnologia é um profissional generalista. Com sólida formação em ciências exatas e nos princípios básicos das engenharias, ele está habilitado para atuar em setores como mercado financeiro, indústria ou empresas de tecnologia. Pode trabalhar também em organizações públicas e no terceiro setor. Outra opção é partir para o ensino, como professor de matemática ou física. Neste caso, é preciso fazer a complementação de estudos em uma licenciatura.


Já a UFRN diz em sua visão Geral que A Graduação em Ciência e Tecnologia é:


O curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia – BC&T é novo na UFRN. A primeira turma de 500 alunos entrou no semestre 2009.2. As aulas do curso são ofertadas preferencialmente no turno indicado (Vespertino ou noturno), podendo ocorrer atividades acadêmicas em outro turno.
O caminho natural desse curso é a formação generalista e, ao longo de sua formação, os alunos estudarão conteúdos básicos da área de Ciências e Tecnologia. Porém, conforme observa-se na Figura abaixo (Estrutura do Curso), esse curso tem um modelo diferente dos tradicionais ofertados na UFRN. Trata-se de um modelo conhecido como formação em dois ciclos. Isto significa que você, ao optar por fazer este curso com duração de 03 anos, terá oportunidade de reingressar em outro curso vinculado ao BC&T.
Observe que a formação em dois ciclos exige que o aluno, ao longo do curso, se submeta a até 02 seleções internas: uma após concluir os componentes curriculares obrigatórios dos períodos 1,2 e 3, onde poderá escolher aprofundar-se em uma das áreas (Tecnologia ou Ciências); e outra, ao final do 4º período, se optar pela área de Tecnologia, quando poderá decidir por seguir no segundo ciclo em uma das Engenharias.
As seleções internas têm por base o desempenho acadêmico do aluno: além da média de suas notas ao longo do processo, as seleções levam em consideração o tempo gasto (em semestres) para cursar todos os componentes curriculares, bem como os números de trancamentos e reprovações do aluno. Por isso, esse curso privilegia os alunos que têm interesse e autonomia para os estudos, que não se acomodem apenas com os conhecimentos da sala de aula e estejam o tempo todo buscando aprofundar-se, trazendo suas dúvidas e questões para os espaços de aprendizagem, tais como os grupos de estudo, as práticas nos laboratório, nas sessões de monitoria e cursos livres propostos pela Escola de Ciência e Tecnologia. 
Por fim, a profusão dos conhecimentos em ciência e tecnologia de maneira ampla na sociedade atual é um fato, basta observarmos a velocidade, a intensidade e a variedade com que se colocam novos produtos no mercado. Isso implica na necessidade de profissionais com conhecimentos generalistas para trabalhar nas variadas etapas da produção e circulação. Mais é claro que além do generalista é necessário também o especialista que vai responsabilizar-se pela qualidade técnico-científica, por isso, esse curso com formação em dois ciclos também oportuniza que o aluno aprofunde seus estudos em uma área especifica. O que é um diferencial para os alunos que irão prestar vestibular e não têm clareza quanto à escolha da profissão. Vale salientar que esse modelo de curso já está implantado em outras universidades do país, como a UNIABC e a UFERSA.

Entenda o processo formativo
Ao escolher uma formação em dois ciclos, o aluno deve obrigatoriamente integralizar os componentes curriculares dos níveis (semestres) 1, 2 e 3. Quando estiver no limiar de concluir esses componentes, o aluno deve indicar, por ordem de preferência, qual opção deseja seguir diante da 1a seleção interna. As opções são:
  1. Tecnologia. O aluno enseja uma formação de segundo ciclo nos cursos de Engenharia; caso seja selecionado, ele deve cursar um semestre de formação comum às tecnologias (nível 4, tecnologia) para submeter-se a uma segunda seleção.
  2. Cursos da área de Ciências. Como não há semestre comum na opção Ciência, o aluno opta por um dos quatro cursos de segundo ciclo da área. Uma vez que o aluno é selecionado, ele tem vaga garantida no referido curso de segundo ciclo e já começa a cursar disciplinas do curso escolhido, mas continuará sendo aluno do BCT até integralizar as 2400 horas-aula, quando receberá o diploma de Bacharel em C&T . Após isto, ele reingressará diretamente no curso escolhido (reingresso específico) para finalizar a formação de segundo ciclo.
  3. Generalista. Opção em que o aluno terá uma formação generalista, a ser concluída em 3 semestres subsequentes. Esta também é a opção padrão para os alunos que optarem, mas não forem contemplados com uma vaga na opção Tecnologia ou em algum curso de ciências. Para tais alunos, são previstos 6 eixos de conhecimento em que os mesmos poderão escolher componentes curriculares para compor o seu currículo.
Ao concluir esses componentes, o aluno participa naturalmente da 1a seleção interna, como ilustrado na Figura acima. A partir de critérios de seleção bem definidos, o aluno é classificado segundo o CRA3 (Coeficiente de Rendimento Acadêmico do nível -semestre- 3). O primeiro colocado tem sua opção confirmada e assim por diante até os números de vagas (para tecnologia e para os cursos de ciência estejam esgotadas. Os próximos alunos serão inseridos na opção Generalista.
Ao final da primeira seleção, os alunos estão divididos em três grupos: os que optaram por tecnologia e irão participar de outra seleção; os que já obtiveram vaga em um dos cursos da área de ciências e irão começar a cursar os conteúdos específicos; e os que optaram pela formação generalista ou não obtiveram vagas nas duas primeiras opções. Ao contrários dos alunos que optaram por cursos subsequentes das Ciências, os alunos da opção tecnologia ainda não garantiram suas vagas nos cursos subsequentes, tendo que passar por uma nova seleção ao final do semestre 4.
O aluno que optou e conseguiu uma das vagas para a opção tecnologia, cursará um semestre de "Estudos Comuns às Engenharias". Durante a integralização dos 6 componentes curriculares obrigatórios desse nível, o aluno deverá novamente indicar, por ordem de preferência, a formação a seguir relacionada à segunda seleção. As opções são:
  1. Cursos de 2o ciclo de tecnologia (Engenharias).
  2. Generalista. Caso o aluno, ao longo do semestre, perceber que não há vocação para o estudo das engenharias, ele pode optar por seguir a formação generalista. Esta também é a opção padrão para os alunos que não conseguirem vagas em cursos subsequentes.
Caso o aluno garanta uma das vagas em um curso subsequente, este cursará nos semestres 5 e 6 disciplinas dos respectivos cursos, mas continua sendo aluno do BCT até integralizar 2400h-a, quando receberá o diploma de Bacharel em C&T. Neste momente, através do reingresso específico, o aluno ingressará automaticamente no curso anterioremente escolhido, onde completará a formação em dois ciclos.
Com relação às seleções internas, os alunos que não conseguirem vaga na opção pretendida, pode pleiteá-la mais uma vez no semestre relugar seguinte, mediante requerimento à coordenação.

Número de vagas disponíveis para as seleções
 Na seleção interna do semestre 3, as vagas destinadas aos cursos de segundo ciclo das Ciências são estabelecidas a cada ano pelos respectivos cursos. Atualmente, esses números são:
  • Ciências Atuariais: 20 vagas/ano (uma seleção anual)
  • Estatística: 20 vagas/ano (uma seleção anual)
  • Física: 15 vagas/ano (uma seleção anual)
  • Matemática: 20 vagas/ano (uma seleção anual)
Já para a opção Tecnologia, serão disponibilizadas 1,25 vezes o total de vagas oferecidos pelos cursos subsequentes de Engenharia naquele ano. Atualmente, o número de vagas deses cursos são:
  • Engenharia Ambiental: 25 vagas/semestre (50 vagas/ano)
  • Engenharia Biomédica: 40 vagas/semestre (80 vagas/ano)
  • Engenharia de Computação: 40 vagas/semestre (80 vagas/ano)
  • Engenharia de Materiais: 40 vagas/semestre (80 vagas/ano)
  • Engenharia Mecânica (diurno): 40 vagas/semestre (80 vagas/ano)
  • Engenharia Mecânica (noturno): 50 vagas/ano (uma seleção anual)
  • Engenharia Mecatrônica: 40 vagas/semestre (80 vagas/ano)
  • Engenharia de Petróleo 20 vagas/semestre (40 vagas/ano)
  • Engenharia de Redes de Comunicação: 40 vagas/semestre (80 vagas/ano).
Logo, o número de vagas para a opção Tecnologia da próxima seleção será 1,25 vezes o número de total de vagas. Note que esse número pode variar de um ano para o outro dependendo de cada departamento que oferece formação em dois ciclos via o BC&T.
Para a opcão generalista, não há um limite superior de alunos que podem pleiteá-la. Além disso, ela é a opção padrão para os alunos que não conseguirem vagas nos cursos subsequentes. Vale salientar que esses alunos, após concluírem o BCT, poderão pleitear reingresso em outros cursos oferecidos pela UFRN ou outras instituições de ensino superior.
Na seleção do semestre 4, para os que conseguiram uma vaga em Tecnologia, o número de vagas para cada curso será exatamente o número de vagas ofertadas pelo respectivo curso. De acordo com os números acima, o número de vagas para o curso de Engenharia de Redes de Comunição na próxima seleção interna é de XX alunos. Mais informações podem ser obtidas na seção "Seleções Internas".

Segundo a UFABC diz que o Bacharelado em Ciência e tecnologia é:

O Grau de Bacharel em Ciência e Tecnologia


As idéias subjacentes à proposta curricular do bacharelado
O início do século XX presenciou uma revolução extraordinária dos conceitos científicos. A teoria da relatividade e a mecânica quântica levaram a uma revisão radical dos conceitos científicos. A tecnologia foi estimulada pelos novos conceitos, particularmente os relacionados com o comportamento quântico da matéria, e foi capaz de produzir avanços cruciais que por sua vez desembocaram em outras invenções criando assim uma cadeia de retro-alimentação positiva. Basta citar a cadeia de avanços tecnológicos formada desde os primeiros semicondutores, transistores, microprocessadores e computadores até a formidável capacidade de tratamento de dados existente hoje em dia. Mas enquanto o impacto na tecnologia tornou-se evidente e faz parte do nosso dia a dia, a presença destas revoluções científicas na educação, mesmo na educação universitária, ainda não reflete o seu caráter basilar. Hoje às vésperas da conquista de novos horizontes no nosso sistema solar a teoria da relatividade nos cursos de engenharia é quase que inexistente.
Desde a metade do século passado, iniciou-se uma nova onda de revolução no conhecimento científico permitida em grande parte pelas micro-tecnologias, capacidade de observação cada vez mais precisa e em escalas cada vez menores. Portanto, uma conseqüência da onda anterior. Trata-se agora da biologia molecular, bioquímica, genética formando uma cadeia que permite conhecer em profundidade o que se passa com a dinâmica da vida. Mas uma vez o impacto destes avanços que se desdobram para setores de ecologia e ecossistemas ainda não está bem absorvido no ensino universitário. Isto é, não atinge a todos os alunos como deveria ser, pelo menos no nível de conhecimento universal que deve permear toda formação acadêmica.
Ao lado destes avanços nas ciências da natureza, os instrumentos de representação, simulação e modelagem de sistemas naturais vêem também se acelerando em grande parte pela expansão da capacidade computacional e o aumento da velocidade de processamento. A informatização da biologia viabilizou o mapeamento e seqüenciamento do genoma de praticamente todas as espécies existente no planeta com grande confiabilidade. As previsões de tempo e clima tornam-se cada vez mais confiáveis devido ao tratamento matemático computacional dos fenômenos atmosféricos e suas interações com a terra e o oceano. A matemática e a computação tornaram várias áreas das ciências naturais tratáveis de modo a permitir previsões.
Toda essa revolução tem provocado também um impacto enorme na nossa civilização e levanta problemas transcendentais inerentes à condição humana. O estudo do processo cognitivo tem revelado a existência de um papel para as emoções no processo do conhecimento, levantando dúvidas sobre a neutralidade da atitude racional e, por extensão, da própria Ciência. A inter-relação entre racional e emocional, ciência e consciência são temas de ponta na pauta de investigação das ciências naturais e da filosofia. As diferentes formas de conhecer são questões fundamentais e ainda abertas para responder a essas indagações. Nem sempre a Ciência produz uma representação satisfatória da condição humana, perpetuando assim o papel da arte, e até da religião, na produção de significados que dêem sentido à vida. Os problemas éticos que se apresentam hoje com a possibilidade de interferência nos processos vitais e até clonagem estão inevitavelmente associados a questões filosóficas que deverão pautar a investigação científica.
Toda essa evolução vem ocorrendo num período de cerca de 100 anos, ao longo de poucas gerações. Ao lado deste avanço científico único, nunca experimentado anteriormente, ocorre uma nova era de globalização em que o substrato é menos o território e os recursos naturais como no passado, mas principalmente o controle e domínio do conhecimento e da cultura. Esta pressão desmedida pela conquista tem desvirtuado a trajetória honesta da pesquisa científica com séria repercussão na credibilidade da Universidade. A corrida pelas novas conquistas científicas vem empurrando homens e mulheres de ciência a se precipitarem em divulgar idéias sem embasamento racional, uma espécie de mística da ciência, que freqüentemente recorre à convergência interdisciplinar para dissimular suas fantasias. Isto quando não ocorre simplesmente desonestidade preconcebida.
As grandes conquistas que conseguimos incorporar ao mundo moderno convivem com a ambição desmedida que pode comprometer a sua consolidação. A Universidade tem um papel central e insubstituível neste contexto. Sobre ela repousa a enorme responsabilidade de reverter a tendência de substituir a busca da verdade pela busca do sucesso a qualquer preço. Não apenas no meio científico e tecnológico, mas também na sociedade em geral, cabe à Universidade a tarefa de contribuir para a crítica dos valores que exaltam oconsumidor em detrimento do pensador.

5.1.2 - Linhas pedagógicas principais do Bacharelado
As universidades são por tradição muito conservadoras, ao contrário do que elas pregam como ideal de atitude perante a vida e profissão para seus alunos. As modificações são lentas e dependem em grande parte da renovação de quadros. Mas, ao se ter uma oportunidade para começar uma nova universidade esse problema está superado na origem e é necessário que se tenha a ousadia de implementar um modelo novo que atenda, em parte pelo menos, às exigências do nosso tempo. Esta chance não deve ser perdida!
Mesmo diante das dificuldades de não se ter um modelo para comparação é preciso tentar, porque o progresso não é fruto do imobilismo, mas da ousadia, com todos os riscos que isso possa representar. É sempre oportuno lembrar dos riscos inerentes ao próprio imobilismo, na medida em que as distorções dos modelos vigentes vão se acentuando até produzir o seu esgotamento.
Dentro desse espírito a proposta da UFABC procura em suas grandes linhas, coerentemente com os princípios declarados no documento inicial:
1. Agregar o máximo possível num mesmo centro as áreas de conhecimento, pelo menos aquelas de mesma natureza.
2. Promover uma formação integral do estudante expondo-o aos conhecimentos científicos característicos do estado atual da ciência bem como a temas de origem humanística e social.
3. Promover um intenso intercâmbio interdisciplinar tanto na pesquisa como no ensino.

5.1.3 - O marco característico da formação da UFABC.

A UFABC é constituída por três centros acadêmicos por conveniência administrativa. O diálogo entre esses centros deve ser constante e concreto. Para auxiliar a viabilização dessa permanente interação propõe-se a criação de um grupo de disciplinas com a sigla BAC que estão distribuídas por áreas de conhecimento pertinentes a todos os três centros, mas que ficam diretamente subordinadas à Pró-Reitoria de Graduação. A discussão dos planos pedagógicos deve promover a contínua interação dos docentes e revisão das disciplinas básicas. Dentro de cada Centro promove-se a formação com as especializações adequadas a cada profissão.
Dentre as disciplinas do grupo BAC algumas são obrigatórias e tem com objetivo imprimir a linha pedagógica da UFABC e promover a educação integral. Os alunos devem ser expostos aos conhecimentos científicos atuais, compatíveis com as tecnologias em uso e com os novos conceitos da ciência que modificam a nossa forma de ver o mundo. Isso implica em reduzir certos conhecimentos à condição de papel histórico. Seria muito bom que se pudesse abranger um leque muito largo de conhecimento, mas isto exigiria um tempo muito maior de presença dos alunos na Universidade o que é muito difícil. Esta é, porém uma questão a ser reexaminada no futuro uma vez que a quantidade de conhecimento se acumula rapidamente. Provavelmente, pelo menos uma parcela de estudantes universitários poderá ter uma trajetória mais longa e densa na universidade.
A questão que se põe atualmente, porém, é outra. As disciplinas obrigatórias do conjunto BAC na realidade reorganizam o conhecimento em seis eixos para fins didáticos pedagógicos. Cinco são característicos da formação científica e tecnológica e o sexto refere-se à formação humanística indispensável a qualquer pessoa com formação superior. Os cinco primeiros reúnem o conhecimento dentro de linhas que se inserem melhor na fronteira do conhecimento científico e tecnológico e respondem com maior motivação aos grandes temas postos em pauta no mundo moderno. Coerentemente com a proposta acadêmica essa reorganização está dentro de um contexto nitidamente interdisciplinar. As disciplinas obrigatórias desenvolvem-se ao longo dos seguintes seis eixos:
  • Estrutura da Matéria,
  • Processos de Transformação,
  • Energia,
  • Comunicação e Informação e
  • Representação e Simulação
  • Humanidades
Para se lecionar essas disciplinas obrigatórias do conjunto BAC, que fazem parte do primeiro ano, para todos os estudantes é necessário um enorme esforço e competência por parte dos docentes, principalmente porque para falar de assuntos complexos numa audiência de principiantes é necessário conhecer profundamente o assunto. Portanto, os docentes a serem contratados deverão demonstrar grande competência, gosto pelo ensino e aderência à proposta acadêmica da UFABC.
A promoção do estudo interdisciplinar está primordialmente presente nas disciplinas BAC para onde convergem várias áreas do conhecimento, tanto das ciências da natureza como das puramente lógicas, das tecnológicas e das humanas. O sexto grupo de disciplinas obrigatórias, Indivíduo e Sociedade, traz inclusive exemplos de grandes cientistas e pensadores que reconheceram a importância de uma educação integral e não se furtaram a expor seus pensamentos relativos a áreas fora de suas especializações, mas que compõem o conjunto das preocupações inerentes à pessoa humana e suas relações com o transcendente, o social, e consigo mesma. Esse encontro com questões interdisciplinares despertará o interesse dos alunos para a investigação de cunho interdisciplinar.

5.1.4 - Ingresso e Requisitos Acadêmicos

Os alunos da UFABC ingressam na universidade através do Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Um dos motivos dessa proposta acadêmica é oferecer a todos os estudantes a oportunidade de terem uma formação básica extensa e com a profundidade adequada às exigências de um curso universitário. Compatibilizar esses dois componentes - extensão e profundidade - é um desafio que o corpo docente deve assumir. A formação da estrutura disciplinar nos três primeiros anos do curso é constituída por três grupos de disciplinas que devem perfazer no mínimo um total de 220 créditos, correspondente à soma dos dois primeiros dígitos na indicação do catálogo. A soma corresponde ao número de horas semanais ou créditos, dedicadas a aulas expositivas e a laboratórios e projeto dirigido. Não é recomendável que ultrapasse 260 créditos. Esta carga corresponde às seguintes disciplinas, a saber:
A) - Disciplinas obrigatórias constituindo um total de 22 disciplinas, incluindo projeto dirigido, perfazendo 129 créditos, incluindo laboratório, experimental ou computacional, com a seguinte distribuição:
  1. Disciplinas obrigatórias correspondentes ao tópico Estrutura da Matéria, perfazendo um total de 18 créditos em três trimestres, seis créditos por trimestre.
  2. Disciplinas obrigatórias correspondentes ao tópico Energia, perfazendo um total de 18 créditos em três trimestres, seis créditos por trimestre.
  3. Disciplinas obrigatórias correspondentes ao tópico Comunicação e Informação, perfazendo um total de 18 créditos em três trimestres, seis créditos por trimestre.
  4. Disciplinas obrigatórias correspondentes ao tópico Representação e Simulação, perfazendo um total de 18 créditos em três trimestres, seis créditos por trimestre.
  5. Disciplinas obrigatórias correspondentes ao tópico Processos de Transformação, perfazendo um total de 12 créditos em dois trimestres, seis créditos por trimestre.
  6. Disciplinas obrigatórias correspondentes ao tópico Representação e Simulação, perfazendo um total de 18 créditos em três trimestres, seis créditos por trimestre.
  7. Disciplinas obrigatórias correspondentes ao tópico Humanismo perfazendo um total de nove créditos em três trimestres, três créditos por trimestre.
  8. A disciplina BAC 10 Base Experimental das Ciências Naturais oferecida logo no primeiro trimestre que tem uma importante carga horária de laboratório e introduz o estudante à metodologia da ciência contemporânea. Corresponde a seis créditos.
  9. A disciplina BAC 100 – Projeto Dirigido oferecida ao longo dos três anos do bacharelado correspondente à atividade de desenvolvimento de um projeto selecionado. Deve preferivelmente ser um projeto executado em grupos de três a cinco alunos. Esta atividade permite aos alunos o exercício prático de solução de problemas de um modo original e criativo, acompanhado de julgamento crítico construtivo de colegas e professores. Não se trata obrigatoriamente de resolver problemas práticos apresentados pela indústria, governo ou outro setor da sociedade, embora esta possibilidade não seja excluída, mas pode ser um determinado problema proposto pelo corpo docente encarregado de orientar esta atividade ou por própria sugestão dos alunos. Corresponde a 12 créditos no primeiro ano letivo com quatro créditos por trimestre.

B) - Disciplinas, com opção limitada, selecionadas dentre um grupo pré-determinado constituindo no mínimo 60 créditos. Recomenda-se que não ultrapasse 75 créditos.
O conjunto de disciplinas com opção limitada do qual o aluno deve escolher a segunda parte que integra a sua formação básica é constituído por disciplinas do grupo básico BAC e de disciplinas fundamentais das áreas deEngenharia (ENG), Matemática e Computação (MAC) e Ciências da Natureza e Humanismo (NAT).

C) - Disciplinas de livre escolha do aluno necessárias para completar o currículo constituindo no máximo 75 créditos.
Essas disciplinas devem cobrir as áreas de interesse do aluno. A estrutura do currículo nesta primeira fase, particularmente no que se refere à seleção de disciplinas deste último grupo deve ser acompanhada pela cuidadosa orientação dos docentes.

O total de horas de aulas expositivas, somadas todas as disciplinas em que o aluno esteja matriculado, está limitado a 20 horas por semana. A matrícula além deste limite só será autorizada em casos excepcionais.

5.1.5 - Disciplinas obrigatórias e com opção limitada

Grupo de disciplinas obrigatórias:

BAC10 - Base Experimental das Ciências naturais
BAC20 - Estruturas Atômicas, Moleculares e cristalinas
BAC21 - Sistemas Contínuos
BAC22 - Relatividade e Física Quântica
BAC 30 - Fenômenos Mecânicos
BAC 31 - Fenômenos Eletromagnéticos
BAC 32 - Fenômenos Térmicos
BAC 41 - Processos de Transformação I: Transformações Químicas
BAC 42 - Processos de Transformação II: Transformações Bioquímicas
BAC 50 - Linguagens de Programação
BAC 51 - Metodologia e algoritmos computacionais
BAC 52 - Comunicação biológica e computacional
BAC 60 - Funções de uma variável
BAC 61 - Introdução a Equações Diferenciais Ordinárias Integração
BAC 62 - Introdução a Probabilidade e Estatística
BAC 70 - O indivíduo e a pessoa humana
BAC 71 - Formação de grupos sociais
BAC 72 - Relações internacionais e globalização
BAC 100 - Projeto Dirigido

Grupo de disciplinas com opção limitada:
BAC 105 - Metrologia
BAC 105 - A Laboratório de metrologia
BAC 110 - Fundamentos de Geologia
BAC 113 - Microestrutura e Propriedades Mecânicas
BAC 115 - Floresta amazônica I
BAC 135 - Impactos da ação humana na Biosfera
BAC 205 - Princípios da atividade cerebral
BAC 211 - Lógica, cognição e computação
BAC 350 - Modelagem de Sistemas
BAC 355 - Otimização
BAC 358 - Lógica nebulosa aplicada
BAC 367 - Sistemas de Controle I
BAC 377 - Teoria dos Jogos e Evolução
BAC 511 - História do pensamento ocidental
BAC513 - Filosofia da Religião
BAC 520 - Ética Profissional
NAT 110 - Física Moderna I
NAT 111 - Física Moderna II
NAT 115 - Princípios de Mecânica Quântica
NAT 140 - Termodinâmica
NAT 260 - Introdução á Cosmologia
NAT 267 - Teoria da Relatividade
NAT 310 - Química Moderna I
NAT 311 - Química Moderna II
NAT 312 - Química I
NAT 315 - Bioquímica I
NAT 320 - Biologia da Célula
NAT 430 - Introdução à Genética
NAT 440 - Evolução
NAT 550 - Ecologia
NAT 601 - História da Ciência I
NAT 602 - Historia da Ciência II
NAT 607 - Introdução à filosofia da Ciência
MAC 105 - Cálculo Numérico
MAC 110 - Funções de varias variáveis
MAC 111 - Métodos Matemáticos I
MAC 112 - Métodos Matemáticos II
MAC 130 - Variável complexa
MAC 140 - Elementos de Cálculo Variacional
MAC 161 - Solução Numérica de Equações Diferenciais
MAC 211 - Álgebra Linear
MAC 255 - Modelos probabilísticos
MAC 473 - Teoria dos Jogos em Modelos Econômicos
MAC 573 - Lingüística Computacional
MAC 591 - Computação/Redes
ENG 105 - Geração Hidráulica
ENG 108 - Medidas Elétricas e Instrumentação -
ENG 111 - Teoria Eletromagnética II
ENG 115 - Circuitos Elétricos
ENG 122 - Laboratório de Circuitos Lógicos
ENG 130 - Fundamentos de Eletrônica
ENG 135 - Fotônica
ENG 141 - Transformada de Fourier
ENG 145 - Sistemas de Controle II
ENG 193 - Conservação de Energia
ENG 195 - Energia Alternativa
ENG197 - Planejamento de Sistemas Energéticos
ENG 198 - Planejamento em Ambiente Competitivo
ENG 271 - Processamento de sinais I
ENG 273 - Fundamentos de Desenho e Projeto
ENG 275 - Introdução ao Processamento Digital de Imagem
ENG 277 - Visualização
ENG 281 - Introdução à Robótica
ENG 310 - Física dos corpos deformáveis
ENG 317 - Materiais
ENG 420 - Mecânica dos fluidos
ENG 426 - Fenômenos de transporte
ENG 641 - Sistemas de informação

ENG 655 - Logística

ENG 710 - Introdução às Ciências Espaciais
ENG 724 - Sensoriamento Remoto I
ENG 725 - Sensoriamento Remoto II
ENG 861 - Desenvolvimento Sustentável
ENG 863 - Poluição atmosférica urbana
ENG 865 - Planejamento ambiental

As disciplinas em vermelho são obrigatórias, as em azul compõem o grupo com opção limitada e as em preto são de livre escolha do aluno. A atividade correspondente a projeto orientado BAC 100 deve estar incluída em todos os trimestres.


Fontes: Guia do estudante, UFRN, UFABC


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